Anatomia patológica e citopatologia

Anatomia patológica é a especialidade médica que lida com o diagnóstico das doenças através do exame de amostras biológicas e de peças cirúrgicas. Os seus objetivos são:

1. Demonstrar e classificar doença em início ou avançada;

2. Demonstrar se a remoção da doença pela cirurgia foi completa ou incompleta;

3. Orientar como será a provável evolução da doença;

4. Orientar tratamento complementar eficiente;

5. Demonstrar a resposta ao tratamento;

6. Demonstrar se houve recidiva ou não da doença.

Citopatologia é um método rápido e pouco invasivo para detecção de doenças, geralmente sem a necessidade de cirurgia. O seu principal objetivo é detectar alterações precoces de doenças, em fase em que haverá boa resposta ao tratamento. O preventivo ginecológico Papanicolaou é um tipo de exame citopatológico. Outros exemplos são as punções aspirativas por agulha fina (da tireoide, da mama, de linfonodos, etc).

Recomendações para a ocasião da realização dos exames:

• Colhemos biópsias por agulha grossa da próstata, da mama e de outros órgãos ou estruturas superficiais além de punções biópsias aspirativas por agulha fina da tireoide, da mama, de glândulas salivares, de linfonodos e de outros órgãos ou estruturas superficiais. Os horários marcados (exige agendamento prévio) são a previsão de atendimento. O paciente deve chegar pelo menos 15 minutos antes do horário marcado, a fim de que se realizem os procedimentos de registro.

• Para estes exames geralmente não há necessidade de preparo especial, entretanto nos casos de biópsia por agulha grossa pode ser necessária a suspensão do uso de medicações que interferem com a coagulação sanguínea, cuja orientação deverá ser orientada/ liberada pelo médico solicitante. Além disso, o paciente pode necessitar de repouso após o procedimento. Para as biópsias da próstata, a orientação é feita pela funcionária ao marcar a data e hora do atendimento.

• Os encaixes (atendimentos sem agendamento prévio) serão feitos quando houver falta de paciente agendado ou quando as vagas não forem todas ocupadas ou em casos de urgência ou por autorização de horário extra pelo profissional que fará o atendimento.

• Pedimos que nos sejam comunicados a impossibilidade de comparecimento ou atrasos.

• Ao ser atendido, o paciente deve apresentar documento oficial com foto (RG, Carteira de Motorista, Carteira Profissional). Se for criança sem estes documentos o acompanhante deve apresentar certidão de nascimento e comprovar que é o responsável.

• Se o atendimento for por convênio, pede-se que seja apresentado o respectivo documento de conveniado.

• O paciente deve consultar o seu convênio sobre a necessidade de autorizações prévias ou especiais.

• Exames colhidos em outros locais, devem ser acompanhados do papel de requisição preenchido pelo médico do paciente ou aquele responsável pela coleta, contendo informes sobre o material colhido e a história clínica do paciente. Além disso, outros exames complementares podem ser solicitados caso contribuam para um diagnóstico mais preciso (raios X, Tomografia, Ressonância, Ultrassom).

• Após o recebimento do material por nossos atendentes da recepção, será realizada conferência do material pelo médico patologista. Caso haja alguma diferença ou inconformidade que possa refletir no diagnóstico, entraremos em contato com o médico responsável pelo paciente buscando esclarecer/ solucionar a diferença ou a inconformidade. Caso não seja possível a solução, entraremos em contato com o paciente para informação e devolução do material.